DETEL
Depto. de Eletrônica e Telecomunicações

DETEL

Depto. de Eletrônica e Telecomunicações

 

Histórico

O Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Faculdade de Engenharia da UERJ – FEUERJ - tem o intuito de formar graduados em nível superior pleno da engenharia, com conhecimento técnico abrangente e forte para atuação em quatro grandes áreas da engenharia elétrica a saber: concepção e análise de sistemas analógicos, digitais e microprocessados, transmissão e propagação da energia eletromagnética, concepção e análise de sistemas de controle industriais e sistemas de telecomunicações. 

O Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações oferece no momento dois cursos distintos, que apresentam um elenco de disciplinas comuns e específicas. São eles o Cursos de Engenharia Eletrônica e o Curso de Sistemas de Telecomunicações. Em nível de pós-graduação "lato-sensu" o Departamento participa da coordenação do Curso de Engenharia Mecatrônica. 

O Curso de Engenharia Eletrônica da FEUERJ teve sua primeira proposta curricular apresentada em 1969, de autoria dos ilustres professores Arthur Greenhalgh e Durvaldo Gonçalves, sendo apresentado na ocasião como um curso misto de engenharia eletrônica e de telecomunicações. Entretanto a ênfase foi oferecida aos alunos pela primeira vez em 1974, sendo a primeira turma formada em 1976 ainda nas instalações da antiga escola de engenharia na Rua Fonseca Teles. 

Assim, no início de seu funcionamento, o Curso de Engenharia Eletrônica foi oferecido como uma ênfase adicional do Curso de Engenharia Elétrica sendo que pelo caráter misto de sua grade curricular as turmas até 1980 eram duplamente habilitadas para as áreas de eletrônica e de telecomunicações. Em Abril de 1980, por Portaria do Diretor Isidro Pinto da Rocha Filho, o Curso de Engenharia Eletrônica passou a ter o "status" de Coordenação, ainda ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica, tendo finalmente se constituído num Departamento independente um ano depois, em Abril de 1981 ainda na gestão do mesmo Diretor. Nesta ocasião o Departamento foi criado com o nome de Departamento de Sistemas Eletrônicos. 

A reforma curricular empreendida em 1982 desmembrou a grade curricular do curso original, de forma a serem oferecidas duas ênfases independentes, eletrônica e telecomunicações. Entretanto a forte retração observada no mercado de trabalho na área de telecomunicações a partir de 1983, espelhada pela ausência de alunos interessados em cursar a ênfase, fez com que a Direção da FEUERJ determinasse que se concentrassem os esforços do Departamento na formação de engenheiros eletrônicos apenas. 

A partir de 1993 um novo cenário começava a ser desenhado na área de telecomunicações no Brasil. A ausência de investimentos no setor ao longo de quase toda a década de 80 passou a ser refletida numa enorme demanda por produtos e serviços, em particular os serviços de telefonia móvel celular. Esta demanda, juntamente com o programa de privatizações de empresas conduzido pelo governo, refletia-se também numa grande projeção da necessidade de profissionais de engenharia habilitados para atuação imediata. A realização de atividades de extensão promovidas na UERJ pelo Departamento de Sistemas Eletrônicos, em especial o NETCOM 98, confirmou as perspectivas de expansão da área o que levou a FEUERJ a adotar a estratégia de restabelecer a ênfase de telecomunicações nos cursos do Departamento. Novo trabalho de reestruturação da grade curricular foi empreendido em 1996 com reflexos também para o curso de engenharia eletrônica. 

Assim em 1998, O Departamento mudou novamente de denominação passando a ser chamado de Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, oferecendo na grade curricular dos seus cursos as duas ênfases.